Atmosfera
Composta principalmente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), juntamente com pequenas quantidades de outros gases como argônio, dióxido de carbono, néon, hélio e metano, a Atmosfera é formada por várias camadas de gases (troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, da superfície para o exterior) que cercam a Terra e são mantidas assim pela ação da gravidade.
A atmosfera desempenha um papel crucial no suporte à vida na Terra, fornecendo os gases necessários para a respiração, regulando a temperatura do sistema através do efeito estufa e protegendo o planeta da radiação solar. No entanto, a Vida molda a atmosfera ao longo das Eras geológicas e sua composição segue as mudanças nas atividades biológicas da Terra.
A maioria dos eventos atmosféricos observáveis está relacionada ao ciclo da água (por exemplo, formação de nuvens, trovões e arco-íris) – hidrosfera – e à dispersão da radiação solar – razão pela qual o céu é azul em luz intensa e colorido quando o sol está baixo, relativamente mais próximo do horizonte. As cores produzidas pela dispersão da luz dependem do tamanho das partículas na atmosfera.